Whatsapp MPSoft

Você sabe o que é SHADOWBAN?

Você sabe o que é SHADOWBAN?//

MPSoft

Você sabe o que é SHADOWBAN?

O número de visualizações do seu Instagram diminuiu, suas publicações não aparecem quando você busca uma hashtag ou notou que seus stories estão com as visualizações bem abaixo do que o normal? Provavelmente o seu perfil ou post foi afetado pelo Shadowban!

Nunca ouviu falar? Pois é, talvez a conta da sua empresa possa até já ter sofrido a sanção e ninguém ficou sabendo porque não é praxe do Instagram comunicá-la aos seus usuários.

Por isso, você precisa entender o que é, o que pode causar e como evitar o Shadowban, além de saber quais medidas tomar para reverter a situação.

Mas é preciso mesmo saber o que é shadowban?”

A resposta é sim! Afinal, o Instagram tem sido cada vez mais protagonista nas estratégias de Marketing Digital.

Isso obriga as empresas a prestarem mais atenção no modo como usam o Instagram a fim de evitar problemas como esse, que colocam em xeque suas ações de marketing e vendas na rede social.

Para entendermos melhor: na tradução literal, Shadowban significa algo como “banimento fantasma”. Na prática, trata-se de um mecanismo que o Instagram aplica para bloquear desempenho das postagens de uma conta, mas de modo que esse impedimento não seja explícito.

Praticamente, a plataforma faz isso de forma escondida, diminuindo o alcance de postagens do feed, comentários e de visualizações dos stories. Ou seja, ninguém vê as suas publicações temporariamente, até que esse “ban” seja encerrado.

Mas nem sempre ele ocorre por culpa do algoritmo! Por isso, uma boa maneira de descobrir se sua conta levou ou não um Shadowban é prestar atenção a aspectos que possam indicar problemas na distribuição e no alcance do conteúdo. Os mais comuns são:

·         Diminuição nas interações nos posts mais recentes na comparação com as métricas do Instagram de meses anteriores;

·         Quando outro perfil busca por hashtags usadas nos seus posts na área “Explorar” do Instagram, o conteúdo postado na sua conta não aparece nem entre as principais nem entre as mais recentes, sinal de que o Instagram está escondendo sua postagem.

Constatou que você está em um Shadowban? Calma! Agora trata-se de um jogo de paciência, uma vez que o banimento é temporário.

O ideal é evitar as práticas que geraram o banimento, para garantir que ele não se estenda por mais tempo e além disso, você pode seguir esses procedimentos:

·         Dê uma pausa na postagem dos conteúdos;

·         Faça uma edição de hashtags (exclua, troque ou reduza a quantidade);

·         Remova o acesso de todos os aplicativos de terceiros que estão vinculados à sua conta;

·         Informe o Instagram.

Para que o Shadowban não venha te assombrar novamente, é preciso ficar atento a alguns fatores importantes para não violar os termos de uso da plataforma. Os principais motivos do Shadowban incluem:

·         Mau uso de hashtags: usar hashtags proibidas ou que estejam sob revisão pelo Instagram, além do seu uso em excesso ou de forma repetitiva pode ser um motivo para punir sua conta;

·         Uso de automações: as automações para conseguir seguidores e interagir com posts são proibidas pela plataforma e podem causar o shadowban;

·         Curtir e comentar publicações exageradamente: ainda que o trabalho seja feito de maneira mecânica, se você repete muitas vezes acaba por abrir a margem para que o Instagram entenda que é uma automação. Tenha cuidado ao curtir uma série de posts de uma só vez, ou comentar a mesma coisa em diversas publicações;

·         Unfollow em muitos perfis de uma só vez: quer deixar de seguir algumas contas? Vá com calma! Até isso pode ser motivo para um shadowban.

Está com dificuldade para gerenciar suas redes sociais? Conte com a nossa equipe para te ajudar!

Entre em contato agora mesmo e saiba o que podemos fazer por você.


Voltar